Hoje, sem querer, escorregou-me uma chávena de café a escaldar e queimei as pernas. Isto, para além da dor que causa, altera um pouco a nossa forma de estar, e sobretudo quando estás de férias na praia causa ainda mais revolta. Arruina o momento com raiva e impotência dado o pouco sentido da oportunidade! Mas que pode ser feito? Nada, aconteceu e não há volta atrás… e no fim dói, mas é um pequeno problema, não é um drama!
Drama é aquela situação em que nós não podemos fazer nada para resolver, como a morte de alguém querido ou muito próximo, ficar sem emprego de um dia para o outro, ou uma doença que chega sem estarmos à espera. Ou seja, situações que não esperávamos e que nos trazem verdadeira dor interior.
Problema é uma situação que não esperávamos mas que aconteceu, porém, tem solução! Se calhar não é a solução que gostávamos, mas que se resolverá de alguma forma.
Vivemos num mundo, numa sociedade, onde todos (eu incluída) temos tendência a dramatizar e pensar que os problemas são dramas, quando não é nada assim. O drama quer queiramos quer não, temos que passar por ele e só o tempo e muita temperança nos fará ultrapassá-lo. O problema, se somos conscientes dele, encontraremos uma solução e será mais uma vitoria na nossa vida.
Sejamos capazes de ver e analisar a realidade de cada situação, e não a nossa interpretação da realidade. Vê aquilo que realmente aconteceu, para desta forma conseguires separar as coisas e dares a verdadeira medida a cada situação, pois os problemas e respectivos desafios são contínuos, mas só evoluímos quando os enfrentamos e ultrapassamos com a melhor solução para o momento em que nos encontramos.
BEATRIZ RUBIO