Existe o destino? Carl Sagan uma vez disse que o ser humano é como uma borboleta que um dia voa e pensa que é para sempre.
O Big Bang foi há mais de 13 milhões de anos. Nasceram as estrelas, os planetas, e foi assim que se criou o Universo. Mas o Big Bang criou também o nosso lar, as nossas cidades, aldeias, casas, onde estão os nossos ganhos, perdas, amores… criou a Humanidade, os nossos sonhos, as decisões que tomamos, e as que deixamos de tomar, os caminhos que escolhemos.
Então, será que o destino existe? Que independentemente das decisões que tomemos, no fim, o destino não se pode mudar? Então e o nosso livre arbítrio? Porque muitas vezes pensamos que escolher / que fazer e fazemos duma forma e as consequências de fazer de outra forma podiam ter sido ou não terríveis.
O facto, é que no fim, não sei se o destino está já reservado para cada um de nós. O que sei é que se queremos conseguir qualquer coisa (dinheiro, amor, poder…) devemos lutar e trabalhar, e com muito foco, e sempre de uma forma que seja de acordo com os nossos valores, sendo que de cada vez que tomemos uma decisão mas difícil, fazê-lo sempre que sejamos capazes de assumir as consequências dessa decisão.
No fim, se tentas, persistes e continuas em frente. O Universo conspirará a nosso favor, porque fizemos tudo, e criámos as condições para isso acontecer.
Não te esqueças, independentemente do que aconteça, e olha que nada acontece por casualidade, todos temos o direito a ser felizes e no fim todo fica bem. Como diz o provérbio indiano: “se não está bem é porque não é o fim.”
BEATRIZ RUBIO