Um homem comprou uma casa velha e um dia decidiu arranjá-la. Contratou um carpinteiro para realizar todos os trabalhos de restauração. Certo dia, decidiu ir à quinta para verificar os trabalhos a serem realizados. Chegou cedo e queria mesmo trabalhar e “meter as mãos na massa”. Mas esse dia parecia não ser o melhor para o carpinteiro. A serra eléctrica não funcionava, a electricidade geral caiu e isto fez-lhe perder mais de duas horas da jornada. Já quase a terminar o trabalho, a “cola especial” para finalizar o seu trabalho não chegou! Como se não bastasse, depois de um dia invulgar, quando estava pronto para ir para casa, a carrinha não pegou!
O dono da quinta ofereceu-se para levá-lo a casa. O carpinteiro foi todo o caminho sem falar, apesar das paisagens lindas que percorreram. Parecia chateado. Após 30 minutos de caminho, chegaram a casa do carpinteiro e para sua surpresa foi convidado a conhecer a família do mesmo. Antes de entrar em sua casa, o carpinteiro parou por pouco tempo frente a uma pequena árvore, muito verde e muito bonita. Tocou as folhas e falava com ela. Quando abriu a porta de casa, deu-se uma grande transformação, um sorriso gigantesco estava na sua cara, cumprimentou os filhos e deu um grande beijo na sua esposa, apresentou-os ao dono da quinta e ofereceu café.
À saída, quando passaram novamente pela árvore, o dono da quinta não resistiu a perguntar sobre a árvore. O carpinteiro então explicou que aquela era a sua árvore dos problemas, devido aos infortúnios da vida, há dias cheios de problemas, de dificuldades no trabalho ou inclusivamente de alterações do ânimo, mas esses problemas nunca pertencem aos meus filhos ou à minha mulher, por isso, penduro-os na árvore dos problemas e no dia a seguir recolho-os para poder resolvê-los.
Por isso, no dia a seguir, os problemas parecem sempre ter diminuído ou terem uma solução mais fácil. Claro que o dono da quinta escolheu logo uma árvore e converteu-a na sua árvore dos problemas. E tu, já tens a tua árvore dos problemas? Não te esqueças que muito do que fazemos tem a ver com a nossa atitude e como enfrentamos os problemas.
BEATRIZ RUBIO