Nos últimos dias esta história tão simples e incrível cruzou-se comigo algumas vezes nas redes sociais e fiquei sem saber quem é o autor original, mas tinha que partilhar convosco:
“Durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados mapearam os buracos de balas dos aviões que foram atingidos por fogo nazi (ver foto). A ideia era fortalecer os aviões ao reforçar áreas fortemente atingidas pela artilharia inimiga, para poder resistir ainda mais aos combates.
Inicialmente a ideia foi reforçar as áreas do avião que tinham mais pontos vermelhos (os pontos mais atingidos pelas balas). Teoricamente, tem lógica, pois no final das contas, estas foram as áreas mais afectadas.
Mas Abraham Wald, um matemático, chegou a uma conclusão diferente: os pontos vermelhos só representavam os danos dos aviões que regressavam a casa. As áreas que realmente deveriam ser reforçadas eram onde não havia pontos vermelhos porque esses eram os pontos onde os aviões que eram atingidos não sobreviviam.
Este fenómeno chama-se Viés de Sobrevivência que é quando nos centramos no que fica quando na verdade nos deveríamos centrar no que está a desaparecer.
Em que é que estás centrado neste tempo de crise?”
BEATRIZ RUBIO