Existem decisões que ao longo da nossa vida devem ser tomadas, umas vezes por doença, outras por esgotamento, outras simplesmente porque temos filhos, outras até mesmo pelo COVID-19. Porém, sempre, em algum momento da nossa vida temos que realizar e tomar estas decisões. Então, porque não agora?
- Diminui o teu stress. Sabias que ter um animal de companhia, sentar-te no sofá e fazer-lhe cócegas diminui o teu stress e ansiedade? Especialmente os cães são aquele tipo de animal que sempre te recebem com alegria, e estão à tua espera na porta enquanto a chave roda. E não é preciso teres um grande cão, um pequenito serve… e se for adoptado então até estás a fazer um óptimo bem ao animal. Eu, tenho dois cães, quando morre um adopto outro. Dão trabalho? Muito menos que um filho e dão tanto carinho!
- Come um bolo ou uma comida que te lembra algum óptimo momento de alegria ou de amor. Cozinha a receita daquele prato que tanto gostavas quando estavas em casa dos pais ou da tua avó. Vais ver que a tristeza até pula de alegria.
- Luta contra a tua negatividade. Não podemos passar a vida a ser o “ovo Calimero”, que sempre estava triste e negativo. Encontra forças no teu interior e vai em frente… o positivismo começará por aparecer.
- Sê espontâneo. Todos estamos fartos das aparências. Então porquê continuar a aparentar o que não és? Na tua espontaneidade está a tua luz. Sê do jeito que só tu sabes ser.
- Aprende a contar até 1.000, não 10, nem 100… mas sim 1.000. Ser impulsivo nunca fez ninguém nem mais feliz, nem melhor! Só arranja problemas! Uma boa técnica para controlares os teus impulsos é respirar. Respira, oxigena-te e verás como controlas os teus impulsos.
- Aprende a dizer “NÃO”. Dizer não, não é mau… pelo contrário. Porque tentas sabotar-te a ti para agradar aos outros? Aprender a dizer não, é ter respeito por nós e considerar-nos valiosos, e por isso mesmo dizes “não.”
- Todos temos manhãs difíceis. O objectivo é aprenderes a sorrir mesmo que a manhã tenha começado mal. Vais ver como depois de um tempo tudo fica mais fácil.
- Não menosprezes a amizade. Precisamos de amigos, porque eles são a fonte da felicidade, de rir, de partilhar um café, uma cerveja…qualquer momento é bom para isso.
- Dá-te um capricho. Eu adoro um fim-de-semana de viagem mais que uma roupa. Mas cada um de nós tem os seus gostos, mas sente que mereceste e é por isso que te o ofereces.
- Esquece e perdoa. É a única forma de teres paz. Quando estás em paz, sentes-te bem.
Uma óptima semana para todos recheada de óptimos momentos em família, com amigos ou na tua solidão aprendendo a gostar de ti!
Beatriz Rubio