O Jogo da Tua Vida

Gosto muito de pensar na comparação de uma vida de 90 anos com um jogo de futebol de 90 minutos. Na realidade, acho que é exactamente o que acontece neste paralelismo excepcional.

Aos 3 anos de vida caminhas, corres, se cais levantas-te, nada está em causa, e vais sempre em frente. Aos 3 minutos de um jogo de futebol é igual, porque tens a excitação de pensar que vais ganhar, estás sempre a correr e a tentar, se cais levantas-te e não dás mais importância.

Aos 15 anos comes o mundo, vais ser o melhor e o maior! Aos 15 minutos de jogo parece que vais meter todos os golos da tua vida, vai ser sem dúvida o melhor jogo, e qualquer que seja a dificuldade vais ultrapassá-la!

Aos 30, começas a tomar consciência que nada era assim tão fácil. Podes até chegar ao objectivo mas vais ter que lutar mais.

Aos 45 tens muito mais responsabilidade. O primeiro tempo já foi e na vida as responsabilidades são acrescidas. Tens dividas para pagar, pessoas que dependem de ti e muitas vezes ainda nem um golo conseguiste marcar.

É o momento de pensar e reflectir qual a melhor estratégia. O que devo fazer para concretizar algum golo/sonho? Aos 45, não existe tempo a perder. Fisicamente estás pior, mas tens mais maturidade. Também é preciso ver que a segunda parte do jogo é a mais rápida… e é preciso definir bem para passar à acção!

Aos 60, é agora ou nunca.

Aos 75 poderás ter marcado o golo, ter tido sucesso (seja ele qual for), ou ter concretizado algum sonho, mas o importante é a forma como jogaste/viveste.

Fim do jogo/vida! Neste momento nada importa a não ser o “COMO”. Como vivi a minha vida? Fui um Ser Feliz? Fiz os outros felizes?

Vivi de forma medíocre (espectador na bancada) ou excepcional (como jogador no campo)?

Ser medíocre é ser expectador da tua vida. Ser excepcional é ser o avançado que marca golos na tua vida.

Agora decide: Como queres jogar o “JOGO DA TUA VIDA”?

BEATRIZ RUBIO
(Texto inspirado numa campanha da Coca-Cola)