Sem Comparação

Não existe comparação entre o Sol e as estrelas, cada uma brilha no seu tempo…

É uma questão inata do Ser Humano comparar-se com os outros, e sobretudo comparar tudo na nossa vida. Às vezes até comparamos aqueles que mais amamos, como são os nossos filhos.

No outro dia fui a uma reunião da escola e falaram muitíssimo bem do meu filho. Eu fiquei orgulhosa! Senti-me um pavão de tão bem que os professores falavam dele, não só a nível de aproveitamento como de atitude, capacidade e interesse em aprender, educação, etc…

Às tantas o director da escola veio dar-me os parabéns. E eu, que SEI E TENTO não COMPARAR NINGUÉM COM NINGUÉM, até porque não existe mesmo comparação, encontro-me a dizer: “acho que este é o mais brilhante dos meus filhos”.

Em que momento uma mãe faz isso?! Em qualquer momento em que não estamos atentos, porque é do Ser Humano ser assim.

O director respondeu-me que cada filho, cada ser humano é ÚNICO, com as suas características mais positivas, menos positivas e até uma ou outra negativa, mas todos nós SOMOS ÚNICOS e por norma todos temos aspectos positivos que fazem de nós o melhor Ser Humano do planeta!

Foi tão forte, e fez-me reflectir tanto, que até me tirou o sono (e eu sou daquelas pessoas que não perdem o sono por nada).

Eu defendo, e pratico, a não comparação, pois sei que todos temos o nosso brilho e ele tem o seu momento, mas serviu-me de lição de quão atentos temos que estar na nossa vida para não cometermos erros, prejuízos ou comparações connosco que enchem de inveja a nossa alma e voltam a tirar-nos aquilo que de melhor possuímos que é a nossa paz.

A nossa vida materializa-se daquilo que pensamos e que verbalizamos e devemos estar atentos a esses pensamentos e palavras que às vezes em vez de nos levarem para a frente puxam-nos para trás e não nos ajudam a melhorar como Seres Humanos.

BEATRIZ RUBIO