Carta de Uma Mãe (Aos Seus Filhos)

Hoje vou partilhar a carta que entreguei escrita aos meus filhos pelo Natal. Às vezes são pequenas grandes palavras que nos ajudam a ir mais longe no nosso caminho de vida e a não perder o verdadeiro objectivo (segundo eu pendo), pelo qual nós estamos aqui, nesta vida.

Querida Marta, Paty e Manolo, isto é una pequena reflexão de alguém que já viveu mas que quer que a vossa caminhada seja mais fácil, com os contratempos que todos temos, mas que ainda assim tenha um propósito: SEREM FELIZES E FAZEREM OS OUTROS FELIZES também! Esse será o maior êxito que poderão conseguir.

A vida e os anos passam, e continuamente ouvimos dizer que isto era o mais importante, mas cada momento é único e o mais importante desse momento é mesmo o mais importante que temos que fazer. A cada etapa, devemos parar, olhar para trás e ver tudo o que temos conseguido.Quando terminas a escola, quando terminas a Universidade, um estágio, um trabalho, o primeiro amor, um filho, a primeira viagem, o primeiro aumento…. e não ficar só no primeiro, mas sim nos vários momentos da vida.


Mas o mais importante de tudo nesta vida são os acontecimentos invisíveis: como crescer pessoalmente, espiritualmente, e amadurecer. “O mais importante é invisível aos olhos” já dizia O Principezinho.
Nestes anos, vocês ainda são jovens, tenho-vos acompanhado, motivado, criado esperanças e ensinado a crescermos todos juntos como família. Mas, não se esqueçam, eu não sou a única ajuda, a vida, ajuda a todos! Só temos é que ser amáveis, carinhosos e sorridentes com ela. Por isso, estas são as coisas fundamentais que tenho aprendido:

  1. Cada um de nós é único nesta vida, e todos somos privilegiados porque estamos vivos. Mas o melhor que podes fazer por ti é por “mãos à obra” hoje! Pois o futuro que queres criar começa hoje.
  2. Acredita na vida! Não estejas preocupado com o futuro, faz as coisas bem agora, desfruta o que fazes em cada momento e faz bem, e o futuro aparecerá como consequência. Quando só estás preocupado com o futuro desfocas-te do presente e perdes a conexão principal da vida. Confia! Aprende a confiar porque criaste os passos para que as coisas aconteçam.
  3. O que conta nesta vida não é o que conseguiste, mas sim o que estás a fazer no dia a dia.
  4. Dá AMOR aos outros. As pessoas devem sentir que cuidas delas e as amas genuinamente.
  5. Deves saber que há duas chaves que determinam quem somos: quem decidimos ser e com quem nos relacionamos.
  6. A beleza encanta os olhos mas a doçura das nossas acções encanta a alma. Sê belo por dentro!
  7. Partilha um sorriso, pois um pequeno sorriso pode mudar o dia de alguém… e por que não começar hoje?
  8. Todos temos a capacidade de mudar a vida de alguém. Sabias que se cada um de nós mudar a vida de dez pessoas em dez anos mudaríamos o mundo? Não é brutal?

Parece que tudo isto é extraordinário mas na realidade a vida trata-se de transformar pequenas coisas normais em extraordinárias. E por último, mas não menos importante, sê boa pessoa e partilha a alegria. Quando és boa pessoa todo o mundo ao teu redor está em harmonia, e se és alegre fazes o resto das pessoas felizes.

Sorri, sê honesto, sê agradecido com a vida, contigo e com os outros, sê capaz de saber que fizeste mal e aprende a pedir perdão e a perdoar. Lembra-te, nunca conseguiremos alcançar a perfeição, ela não existe, mas sim, conseguiremos ter uma vida de felicidade, conectando-nos com as outras pessoas e fazendo-as sentir únicas e importantes.

E por último, mas importantíssimo, nunca te esqueças de dizer o que pensas, pensar o que dizes, e viver como falas.

MAMI