Emoções e Vida

A gestão emocional é muito importante para a tua vida. Estes são os passos para conseguires Inteligência Emocional:

Descomplica. Parece que cada vez que nos acontece alguma coisa temos que procurar uma explicação. Às vezes acontecem coisas más porém não podemos ficar na complicação e mudar a nossa mente emocionalmente. Aprende a analisar porque aconteceu essa situação mas fá-lo de maneira a que o resto das pessoas não se aperceba de nada. A minha proposta é: o porque aconteceu isto… é só para nós. Emocionalmente treina a tua mente para por isto a funcionar e não importa o momento no qual te encontras.

Para descomplicar é preciso conheceres-te melhor que ninguém. Aliás, ninguém te conhece melhor que tu. Porque só tu sabes como vais reagir em cada momento e como tu te sentes. Já te aconteceu estares bem, mas chegar alguém que te irrita, e tu ficares irritado…. só porque essa pessoa irrita-te. É por isso que precisas de um autoconhecimento muito grande. É preciso saberes quando estás desconfortável e os impulsos negativos que estão dentro de nós, desta forma passas a conhecer-te, de uma forma genuína, e começas a reagir positivamente em momentos de desconforto, aqueles momentos onde não te encontras bem. Para isto é preciso saberes o que gostas? Ou o que não gostas? O que sentes? O que sentes de negativo? Ou o que sabes? E o que não sabes?

Conhecermo-nos é um grande desafio. Por isso, aprende a perseverar diante dos desafios. E já agora, não há ninguém que não tenha desafios. Segundo o meu ponto de vista “ter desafios faz a vida interessante e superá-los é o que faz a vida ter sentido”, apesar de às vezes eu própria dizer: “meu Deus, por favor, reparte os desafios com os outros, eu sei que sou forte mas também outros podem ter desafios… não carregues tudo em mim!”. Nunca te esqueças que com os desafios vem a experiencia, maturidade e uma grande sabedoria.

Controla os teus impulsos. Comunica eficazmente, com carinho, mas sem impulsos. Este ponto para mim, pessoalmente, é o mais difícil. Consegues resolver mais com bons argumentos, e com carinho, porque é mais fácil e não tira dissabores. Deves pensar, refletir e depois actuar. Equilibra os teus impulsos e nunca resolvas nada zangado.

“ Quando a tua sinceridade for capaz de baixar uma autoestima…Cala-te”

“Quando a tua opinião for capaz de desmotivar alguém…. Cala-te”

“ Quando a tua critica construtiva for capaz de diminuir alguém, Cala-te”

“Verdades sem empatia são apenas conveniências emocionais para satisfazer o teu egocentrismo.”

Não queras ser o dono da razão. Já se diz “queres ser feliz ou ter razão?”. Usa a tua razão. E não podemos esquecer-nos qual é a minha razão e porque não coincide com a tua, porque a nossa razão têm a ver com a nossa educação, e a nossa educação com os nossos valores, e é por isso que as pessoas discutem, até o limite pela sua razão, porque têm a ver com educação e valores com que fomos educados. Mas, às vezes é preciso dizer “ok tens razão”, não discutir e mais tarde ou nos dias a seguir tentar explicar o porquê mais que impor a nossa razão.

Estuda as pessoas com quem te relacionas e conheces menos, desta forma, poderás falar com elas com empatia, no seu registo, e as relações serão mais fáceis e envolventes. E o mais importante, saberás agir com elas sabiamente. Muitos de nós construímos “muros” pelas nossas experiências de vida, e às vezes os muros são tão altos que quase não vemos a luz. E apesar de ser difícil, com carinho, devemos entender e mostrar a pessoa que existe a luz. Porque este “muro” é um falso sentido de que estamos em segurança, por isso, ser amável com a vida traduz-se em amabilidade com tudo o que nos rodeia. Tentar controlar tudo quando estás ansioso, irritado, e sem o melhor tom é uma batalha perdida. Não tentes controlar tudo, porque tu tentas controlar, mas às vezes fica tudo descontrolado.

Pensa numa situação em que estavas grato, pensa neste momento, e agora sente, e quando sentes gratidão, amor, não sentes ódio, não sentes inveja, não criticas, e não entras em julgamento. Aqui, neste momento de gratidão, começas a compreender o porquê da pessoa reagir assim, ou do que te tem acontecido. O meu desafio é que quando estejas mal, irritado, ansioso, lembra-te de alguma situação onde estás grato, com amor, porque a tua perceção do mundo muda e relaxas e começas a agradecer nem que seja pela vida que tens.

E porquê este exercício? Porque tudo na vida pode ser treinado. O sentimento, o sorriso, a respiração, a gratidão, o amor, o carinho, o optimismo… Tudo!  Por isso, por pior estejas, flui, confia na vida! Já a Bíblia o diz, “meu Deus, que seja feita a Tua vontade”, e a vida sempre nos ajuda, se calhar não no imediato e tão rápido como querias, mas tudo chega, porque como diz um ditado indiano: “No fim tudo está bem. Se não está bem é porque não é o fim…”

BEATRIZ RUBIO