SER FELIZ

Há um texto que tem estado a ser partilhado, que achei muito pertinente. Apesar de se desconhecer oficialmente a sua autoria, este texto tem sido atribuído e associado ao Papa Francisco. Seja de facto do Papa ou não, espero que gostem.   

O texto diz o seguinte:

Podes ter defeitos, estar ansioso e viver irritado por vezes, mas não te esqueças que a tua vida é a maior empresa do mundo. Só tu podes evitar que ela se desmorone. São muitos os que te apreciam, admiram e amam. Se pensaste que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, um trabalho sem cansaço, relações sem desilusões, então estavas errado.

Ser feliz não é apenas apreciar o sorriso, mas também reflectir sobre a tristeza.

Não se trata apenas de celebrar os sucessos, mas de aprender lições com os fracassos.

Não é apenas para se sentir feliz com os aplausos, mas para ser feliz no anonimato.

Apesar de todos os desafios, mal-entendidos e períodos de crise, vale a pena viver a vida. Ser feliz não é um destino do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar dentro de si próprios. Ser feliz é deixar de se sentir vítima dos problemas e tornar-se o autor da sua própria história. Passa por desertos fora de si, mas consegue encontrar um oásis nas profundezas da sua alma.

Ser feliz é agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber como falar de si. É ter a coragem de ouvir um “não”. É sentir-se seguro ao receber críticas, mesmo que sejam injustas. É beijar crianças, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam.

Ser feliz é deixar a criatura que vive em cada um de nós viver, livre, feliz e simples. É ter a maturidade para poder dizer: “Eu estava errado”. É ter a coragem de dizer: “Desculpa. Significa ter a sensibilidade de dizer: “Preciso de ti”. Significa ter a capacidade de dizer: “Eu amo-te.

Que a tua vida se transforme num jardim de oportunidades para seres feliz…

Que a tua primavera seja um amante da alegria. Que seja um amante da sabedoria nos seus Invernos.

E quando estiveres errado, começa de novo desde o início. Só então te apaixonarás pela vida. Descobrirás que ser feliz não é ter uma vida perfeita.

Mas o uso das lágrimas são para regar a tolerância. Usa as perdas para treinares a paciência. Usa os erros para esculpires a serenidade. Usa a dor para polires o prazer. Usa os obstáculos para abrires janelas de inteligência.

Nunca desistas… Nunca desistas das pessoas que te amam. Nunca desistas da felicidade, porque a vida é um espetáculo incrível”.