ENSINAR SEM HUMILHAR

Gosto muito de histórias que envolvem professores mais velhos e esta que vos vou contar hoje não é excepção e por isso quero partilhá-la contigo. Uma história sobre a importância de ensinar sem humilhar.

 Um jovem encontra um senhor de idade e pergunta-lhe:
– Lembra-se de mim? E o senhor responde: Não.

Então o jovem conta que foi aluno dele.

E o professor pergunta:
– O que está a fazer…o que faz para viver?

O jovem responde:
– Bem, eu tornei-me professor.

– Ah, que bom, como eu? Questiona o professor.

– Sim. Afirma o jovem. Na verdade, tornei-me professor porque o senhor inspirou-me e eu quis ser como o senhor, acrescenta.

O professor, curioso, pergunta:
– Em que momento é que o inspirei a ser professor?  

E o jovem conta a seguinte história:
– Um dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que queria aquele relógio para mim. Então, tirei-o do bolso dele e roubei-o. De seguida, o meu amigo reparou que tinha sido roubado e fez queixas ao professor, que era o senhor.

Então, você parou a aula e disse:
– O relógio do vosso colega foi roubado durante a aula de hoje. Quem o roubou que o devolva.

– Eu não devolvi porque não queria fazê-lo. Disse o jovem.

– Então o professor fechou a porta e disse para nos levantarmos todos porque iria procurar nos nossos bolsos até encontrar o relógio. Contudo, pediu-nos para fecharmos os olhos, porque só iria procurar se todos estivéssemos de olhos fechados.

Assim fizemos. O professor foi de bolso em bolso, e assim que chegou ao meu, encontrou o relógio. Porém, continuou a procurar nos restantes bolsos até passar por todos. No fim disse:

– “Abram os olhos. Já temos o relógio.”

– O professor não disse nada nem nunca mencionou este episódio, referiu o jovem. Nunca disse quem tinha roubado o relógio. Naquele dia, o senhor salvou a minha dignidade para sempre, porque foi o dia mais vergonhoso da minha vida. Mas também foi o dia em que a minha dignidade foi salva de não me tornar ladrão, má pessoa, etc. O senhor nunca me disse nada e, mesmo que não me tenha repreendido ou chamado à atenção, percebi a mensagem. Foi graças a si que percebi o que um professor deve fazer.

O professor lembra-se deste episódio?

E o professor responde:

– “Lembro-me da situação, do relógio roubado e de ter procurado em todos os bolsos. Mas não me lembro de si, porque também eu fechei os olhos enquanto procurava.”

Esta é a essência do ensino:

Se para corrigir precisa de humilhar, então não sabe ensinar.

Sobre esta história só queria dizer-te umas últimas palavras: todos nós temos filhos ou pessoas que temos de liderar, em alguma fase da vida. A verdadeira essência do ensino é o de partilhar conhecimento e de contribuir para um bem maior. Quando ensinamos devemos saber ouvir e saber encaminhar o outro, sem criticar ou humilhar, porque se o fizermos a repercussão que essas coisas negativas vão ter, não serão nada benéficas e aí iremos falhar enquanto educadores. Por isso, lembra-te para ensinar não precisas de humilhar!