O EFEITO COMPOSTO

Já faz algum tempo que li sobre o efeito composto num livro que recomendo. Um dos capítulos aborda a seguinte situação: Se um bancário oferecer-te a oportunidade para depositar na tua conta bancária três milhões de euros ou um cêntimo, sendo que esse valor iria duplicar nos próximos 31 dias, o que é que farias? De certeza, que irias escolher os três milhões… tu e eu! Porém, vamos analisar o que iria acontecer se escolhesses um cêntimo com interesses composto…

Ao fim de cinco dias, o cêntimo iria ser convertido em 16 cêntimos, mas na tua conta bancária terias os três milhões euros.

Conforme passam os dias vai-se multiplicando e ao fim de 10 dias, o cêntimo terá sido transformado em 5,12 euros. Após 20 dias, o valor já é de 5.243 euros. E tu, num ataque de arrependimento pensas… “sou um totó, e equivoquei-me!”.

“Porque é que não escolhi os três milhões?”. Contudo, nunca se pode perder a esperança, porque no dia 29, já está em 2,7 milhões euros e dois dias mais tarde, o cêntimo converteu-se em 10.737.418,24 euros.

Na vida muitas vezes tomas decisões, de investir, de poupar, de estudar, de trabalhar, enquanto outros estão a desfrutar ou a relaxar. Porém, com o passar dos anos, começas a recolher tudo o que semeaste.

Na vida, ser empreendedor é mesmo assim.

Na minha vida fiz sempre este exercício não com 31 dias e sim com semanas, meses e anos de efeito composto e FUNCIONOU!


A chave é continuar com o compromisso mesmo que não vejas o resultado a curto prazo. É como quando compras uns ténis e começas a correr e queres de imediato fazer uma maratona. É preciso tempo de treino e muita disciplina. E quando consegues, percebes o quanto cresceste e aprendente.  

Esta é a grande diferença entre ganhar o dinheiro facilmente (como ganhar o euromilhões), e de ir ganhando pouco a pouco. Porque se o gastares de forma inconsciente, vai durar-te pouco tempo e é sinal que ainda tens muito para aprender.


Em tudo na vida é preciso criar-se bons hábitos diários, tempo e muita capacidade de resiliência, para não se desistir! Este é o grande segredo dos bons empreendedores.

Pequenas decisões acertadas + determinação + tempo = diferença radical!